A tilápia caiu de vez no gosto dos consumidores


 Por Lucas Machado ABRASEL

Cada vez mais presente nas mesas de bares e restaurantes, ela também conquista chefs e empresários pela versatilidade e praticidade

A tilápia está assumindo o protagonismo na piscicultura brasileira e, consequentemente, transformando os cardápios de bares e restaurantes em todo o país. Ao longo dos últimos dez anos, seu volume praticamente dobrou. Dessa forma, essa expansão reforça a confiança dos chefs e proprietários de restaurantes que têm se voltado para o produto como uma opção versátil e econômica.

Em 2024, a produção nacional de peixes de cultivo atingiu mais de 960 mil toneladas e a tilápia chegou a 660 mil toneladas, representando 68% desse universo, segundo a Associação Brasileira de Psicultura. Além disso, a produção de tilápia apresentou um crescimento de quase 15% em 2024. Dessa maneira, esses números revelam não só a importância do peixe, mas também a versatilidade e popularidade na culinária brasileira.

Segundo o Datalab Abrasel, o preço da porção de tilápia nos restaurantes brasileiros varia de acordo com a localização, mas na média é de R$ 48,85. Entretanto, esse valor sofre oscilações sazonais, especialmente em datas de alta demanda, como a Semana Santa, quando a procura por peixes aumenta significativamente e, por conseguinte, os preços podem subir.

Com a produção nacional de peixes de cultivo atingindo níveis recordes e a tilápia consolidando seu espaço como principal representante do segmento, os empreendedores de bares e restaurantes veem, assim, um cenário promissor. Em vista disso, a combinação de preços acessíveis, versatilidade na cozinha e a possibilidade de inovação nas receitas tem impulsionado sua presença no setor, que se adapta às tendências do mercado e às demandas do público.

Tliápia na cozinha japonesa. Por que não?

Para o chef de cozinha japonesa, Regis Sassaki, do Shiki Eventos, em São Paulo, o crescimento da tilápia nos restaurantes tem uma relação direta com a diversificação dos cardápios, mesmo em regiões onde o acesso a peixes brancos de rio é limitado.

“Eu acredito que o aumento da tilápia nos restaurantes tem a ver também com o crescimento dos restaurantes se expandindo para o interior do país, onde o peixe branco de mar não é facilmente encontrado. A tilápia é um ótimo substituto e, além disso, as pessoas estão comendo mais peixe. Em restaurantes que apostam na comida saudável, a versatilidade e o padrão consistente de tamanho da tilápia permitem uma melhor programação dos pedidos, diferente do que ocorre com peixes selvagens”, afirma o chef.

Sobre a tendência de substituição de outros peixes, ele destaca que, embora a tilápia não seja considerada um peixe tão nobre quanto o robalo, sua relação custo-benefício a torna cada vez mais atrativa.

“Quando um peixe se torna mais caro e escasso, a tilápia passa a ocupar essa brecha do peixe branco. Com o tempo, acredito que veremos essa substituição se consolidando”, completa Regis.

Além disso, o chef ressalta que a ampla oferta do produto tem permitido aos cozinheiros experimentarem novos preparos e receitas. Ele exemplifica com a criação de um sashimi de tilápia com molho diferenciado e um sushi com toque sofisticado, elevando o valor agregado do ingrediente sem perder sua identidade.

Tilápia e nada mais

Maria Luiza da Mata, proprietária da franqueadora Peixe na Rede, em Brasília, também destaca que o preço da tilápia pode variar conforme a época do ano e a demanda do mercado. Dessa forma, segundo ela, apesar de uma redução temporária nos preços, a chegada da Semana Santa faz com que os valores voltem a subir.

Ela também destaca que a produção da tilápia cresceu devido à alta demanda do mercado, e que o peixe se tornou uma opção popular por sua qualidade e facilidade de preparo.

“A produção aumentou porque houve uma grande procura. A tilápia virou o peixe da mesa do brasileiro que não tem acesso a peixes de mar. É saudável, sem espinhas, e seu sabor melhorou muito com os avanços na piscicultura”, acrescenta a empreendedora.

Maria Luiza relembra que, no início, seu restaurante foi um dos únicos em Brasília a apostar exclusivamente na tilápia, e hoje ela observa que o peixe se tornou presente em todos os tipos de estabelecimentos – desde os self service, que optam por uma tilápia de qualidade mais simples, até os restaurantes requintados, que escolhem versões de maior qualidade.

Até na beira do mar

Mesmo em regiões com grande oferta de peixes locais, como a capital litorânea de Alagoas, a tilápia vem ganhando espaço nos cardápios. É o que aponta assim, Marcus Batalha, sócio do Mariah, em Maceió. Segundo ele, o aumento da oferta não só amplia as opções de insumos como também facilita o controle dos custos operacionais, refletindo diretamente no CMV (Custo da Mercadoria Vendida) dos estabelecimentos.

“O crescimento da produção é muito importante porque aumenta a oferta do produto, possibilitando mais opções de insumos e afetando diretamente no preço, o que contribui para um melhor controle dos custos do restaurante”, explicou Batalha.

Além disso, o fato da tilápia não ter um sabor muito acentuado e ter um baixo percentual de gordura faz com que ela seja mais procurada também pela questão da saúde, uma vez que pode ser adicionada facilmente a diferentes dietas, segundo Marcus.


0 Comentários

EN DIRETO

@libialopezjornalista

Fernanda Torres caiu no mundo mágico de Oz ao encontrar Ariana Grande, de 'Wicked', no tapete vermelho do Festival de Cinema de Santa Barbara, cidade a 150 km de Los Angeles. repost #folhadesaopaulo

♬ original sound - Libia López Jornalismo Brasil
@libialopezjornalista

Shakira no programa @lucianohuck no @domingao

♬ original sound - Libia López Jornalismo Brasil