Por Lucas Machado ABRASEL
Cada vez mais presente nas mesas de
bares e restaurantes, ela também conquista chefs e empresários pela
versatilidade e praticidade
A tilápia está assumindo o protagonismo na
piscicultura brasileira e, consequentemente, transformando os cardápios de
bares e restaurantes em todo o país. Ao longo dos últimos dez anos, seu volume
praticamente dobrou. Dessa forma, essa expansão reforça a confiança dos chefs e
proprietários de restaurantes que têm se voltado para o produto como uma opção
versátil e econômica.
Em 2024, a produção nacional de peixes de
cultivo atingiu mais de 960 mil toneladas e a tilápia chegou a 660 mil
toneladas, representando 68% desse universo, segundo a Associação Brasileira de
Psicultura. Além disso, a produção de tilápia apresentou um crescimento de
quase 15% em 2024. Dessa maneira, esses números revelam não só a importância do
peixe, mas também a versatilidade e popularidade na culinária brasileira.
Segundo o Datalab Abrasel, o preço da porção
de tilápia nos restaurantes brasileiros varia de acordo com a localização, mas na
média é de R$ 48,85. Entretanto, esse valor sofre oscilações sazonais,
especialmente em datas de alta demanda, como a Semana Santa, quando a procura
por peixes aumenta significativamente e, por conseguinte, os preços podem
subir.
Com a produção nacional de peixes de
cultivo atingindo níveis recordes e a tilápia consolidando seu espaço como
principal representante do segmento, os empreendedores de bares e restaurantes
veem, assim, um cenário promissor. Em vista disso, a combinação de preços
acessíveis, versatilidade na cozinha e a possibilidade de inovação nas receitas
tem impulsionado sua presença no setor, que se adapta às tendências do mercado
e às demandas do público.
“Eu acredito que o aumento da tilápia nos
restaurantes tem a ver também com o crescimento dos restaurantes se expandindo
para o interior do país, onde o peixe branco de mar não é facilmente
encontrado. A tilápia é um ótimo substituto e, além disso, as pessoas estão
comendo mais peixe. Em restaurantes que apostam na comida saudável, a
versatilidade e o padrão consistente de tamanho da tilápia permitem uma melhor
programação dos pedidos, diferente do que ocorre com peixes selvagens”, afirma
o chef.
Sobre a tendência de substituição de outros
peixes, ele destaca que, embora a tilápia não seja considerada um peixe tão
nobre quanto o robalo, sua relação custo-benefício a torna cada vez mais
atrativa.
“Quando um peixe se torna mais caro e
escasso, a tilápia passa a ocupar essa brecha do peixe branco. Com o tempo,
acredito que veremos essa substituição se consolidando”, completa Regis.
Além disso, o chef ressalta que a ampla
oferta do produto tem permitido aos cozinheiros experimentarem novos preparos e
receitas. Ele exemplifica com a criação de um sashimi de tilápia com molho
diferenciado e um sushi com toque sofisticado, elevando o valor agregado do
ingrediente sem perder sua identidade.
Ela também destaca que a produção da
tilápia cresceu devido à alta demanda do mercado, e que o peixe se tornou uma
opção popular por sua qualidade e facilidade de preparo.
“A produção aumentou porque houve uma
grande procura. A tilápia virou o peixe da mesa do brasileiro que não tem
acesso a peixes de mar. É saudável, sem espinhas, e seu sabor melhorou muito
com os avanços na piscicultura”, acrescenta a empreendedora.
Maria Luiza relembra que, no início, seu
restaurante foi um dos únicos em Brasília a apostar exclusivamente na tilápia,
e hoje ela observa que o peixe se tornou presente em todos os tipos de
estabelecimentos – desde os self service, que optam por uma tilápia de
qualidade mais simples, até os restaurantes requintados, que escolhem versões
de maior qualidade.
“O crescimento da produção é muito
importante porque aumenta a oferta do produto, possibilitando mais opções de
insumos e afetando diretamente no preço, o que contribui para um melhor
controle dos custos do restaurante”, explicou Batalha.
Além disso, o fato da tilápia não ter um
sabor muito acentuado e ter um baixo percentual de gordura faz com que ela seja
mais procurada também pela questão da saúde, uma vez que pode ser adicionada
facilmente a diferentes dietas, segundo Marcus.
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