Por Libia López

Nesta sexta feira 14 de fevereiro, foi o primeiro dia do encontro da IV Assembleia Eletiva  com o tema ‘’Peregrinos da Esperança’’, realizado na Casa da Caridade Papa Francisco em Boa Vista-RR.  Neste encontro reuniu agentes pastorais, membros das diversas comunidades, áreas missionárias e Paróquias de Boa Vista e representantes dos municípios do interior.


Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima- Foto: Yuleiddy Martínez

 O evento contou com a presença de Dom Evaristo Spengler, Bispo da Diocese de Roraima, e da Irmã Sofia Quintans, chanceler da Diocese, além de importantes parceiros, amigos e colaboradores.


A programação teve início logo pela manhã, com um momento de oração e uma análise de conjuntura de forma híbrida. Um dos destaques foi a apresentação do professor João Carlos Jarochinski Silva, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que trouxe os resultados de uma pesquisa nacional realizada na Venezuela em janeiro de 2025, com o tema: "Que país de destino tiene pensado para emigrar?".

O professor fez uma profunda análise sobre a situação da mobilidade humana, discutindo suas consequências e projeções futuras ‘’Deportações nos EUA devem consolidar o Brasil como destino possível para a comunidade migrante. Momento exige que organizações sociais demonstrem a qualidade de todo o trabalho desenvolvido em Roraima para que novos financiadores possam apoiar as ações. Importante é organizar as ações para a continuidade dos trabalhos’’. Afirma o Prof. João.

Outro momento de grande relevância foi a exposição de Daniel Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e membro da Rede da Agenda Latino-americana. Ele apresentou três chaves para compreender a conjuntura atual, abordando temas como as "guerras geográficas" em curso, as mudanças climáticas e os desafios da democracia, ameaçada pelo avanço das fake news, do negacionismo e de outras questões emergentes.


Na sequência, Maria Ozania da Silva conduziu a apresentação do jubileu dos 40 anos do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), destacando sua história e relevância no acolhimento e defesa dos direitos dos migrantes no Brasil. Igualmente ela partilhou o tema ‘’ Migração e Esperança’’ e o lema da Semana do Migrante 2025 ‘’ Sempre no caminho com os migrantes’’.

Durante a tarde, a Irmã Terezinha Santin, coordenadora da Pastoral dos Migrantes, apresentou o relatório dos últimos dois anos de caminhada, reforçando os avanços e desafios enfrentados pela pastoral. Em seguida, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir as perspectivas da caminhada para os próximos dois anos e elaborar a proposta do jubileu do Migrante, que será celebrado no dia 22 de junho de 2025, em Pacaraima.



O encerramento do primeiro dia do evento foi marcado por momentos de partilha entre os participantes, uma visita especial aos territórios de atuação da pastoral em diferentes bairros de Boa Vista e um jantar de confraternização, fortalecendo laços e reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos e da dignidade dos migrantes.

O primeiro dia deste grande encontro foi um momento de profunda reflexão, partilha e planejamento. Cada palavra, cada testemunho e cada análise feita ao longo do dia foram sinais da presença de Deus em meio à caminhada da Pastoral dos Migrantes. A Pastoral dos Migrantes é uma família que se fortalece na missão, guiada pelo Espírito Santo para acolher, proteger, promover e integrar nossos irmãos e irmãs em mobilidade.

Encerramos este dia com o coração cheio de esperança e gratidão. Como nos diz a Palavra: "Pois eu sei os planos que tenho para vocês", declara o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jeremias 29:11).

Texto e Fotos: Libia López