Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional
A grande procura sobre informações relativas ao desbloqueio do BPC – o Benefício de Prestação Continuada - levou o INSS a montar uma força-tarefa de atendimento que será feito nas próprias agências do INSS.
Esses beneficiários são aqueles que não se inscreveram ou não atualizaram informações no CadÚnico.
Apesar de ser um benefício do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o BPC é pago pelo INSS.
A inscrição e a atualização do CadÚnico somente podem ser feitas no CRAS que é o Centro de Referência e Assistência Social do município onde o beneficiário do BPC reside. É o cadastro que garante a permanência no programa assistencial.
Quem procurar o INSS vai obter informações sobre a revisão; e fazer o registro de comparecimento à agência da Previdência. Com isso o bloqueio do pagamento é suspenso em até 72 horas.
Os beneficiários do BPC podem também ligar na Central de Atendimento 135 e informar que a atualização ou inscrição do CadÚnico está em andamento. O prazo de desbloqueio também é de até três dias.
No entanto, nos dois casos, a atualização ou inscrição devem ser feitas no Cras para não ter o benefício suspenso. O prazo é de 45 dias, nos municípios com até 50 mil habitantes, e de 90 dias, para os que têm mais de 50 mil habitantes.
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