A Prefeitura de Boa Vista lançou, nesta segunda-feira (4), uma nova convocação para que os moradores procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se vacinarem contra febre amarela, sarampo e poliomielite. Esta iniciativa visa reforçar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população contra o risco de reintrodução dessas doenças, que podem ser fatais em alguns casos.
A preocupação com a febre amarela cresceu após a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS) alertar para o alto risco de surtos na região das Américas, em setembro deste ano. Em outubro, a confirmação de um caso em Alto Alegre, evidenciado pela morte de um macaco, destacou a urgência na prevenção, especialmente porque o mosquito Aedes aegypti pode transmitir a febre amarela em áreas urbanas. Outros dois casos também foram registrados em pessoas provenientes da Guiana, aumentando a vigilância sobre o tema.
Ana Paula Merval, superintendente de Vigilância em Saúde, enfatizou a importância da vacinação para evitar surtos. “A imunização contra a febre amarela, sarampo e poliomielite é fundamental para evitar a propagação e proteger a população”, afirmou. Segundo ela, o alerta emitido pela OPAS e pela UNICEF reforça a necessidade de uma alta cobertura vacinal para bloquear o avanço do vírus caso ele chegue à cidade. "Todas as UBSs de Boa Vista estão abastecidas com as vacinas, mas é preciso que a população compareça para se proteger”, ressaltou.
Boa Vista já passou por um surto de febre amarela em 2017, e desde então a vigilância é mantida para evitar novos casos. Em junho deste ano, a prefeitura intensificou os esforços de imunização contra a febre amarela, mas agora, com o aumento do risco, a campanha visa alcançar ainda mais pessoas.
Quem deve se vacinar?
As UBSs estão abertas de segunda a sexta-feira, tanto na zona urbana quanto na zona rural, para atender a população. Basta levar o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS para garantir a imunização. Confira quem deve se vacinar:
- Febre Amarela: pessoas de 9 meses a 59 anos;
- Sarampo: pessoas de 6 meses a 59 anos;
- VIP (Poliomielite): crianças de 2 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacinação é gratuita e essencial para a segurança de toda a comunidade.
0 comments:
Postar um comentário