Por Lucas Machado ABRASEL
Com o objetivo de aumentar o fluxo de
turismo no Brasil, planejamento pode levar mais clientes a estabelecimentos em
cidades turísticas
Anunciado neste mês de outubro, o Plano
Nacional de Turismo é uma medida lançada pelo governo para fomentar o
número de viajantes nacionais e internacionais em território brasileiro. O
projeto tem como um de seus principais objetivos aumentar a receita captada
pelo turismo – uma oportunidade para bares e restaurantes crescerem junto à
demanda.
As estratégias definidas no projeto se
estendem com foco no período de 2024 a 2027 e são resultado de uma projeção
baseada em dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do
Turismo), que mostram o potencial do país de aumentar a média anual de
visitantes estrangeiros de seis para oito milhões.
Além disso, o plano também visa alcançar um
total de 150 milhões de viagens de brasileiros dentro do país e ampliar o
número de municípios que fazem parte do Mapa de Turismo Brasileiro. Todas essas
medidas criam oportunidades para que os bares e restaurantes possam aproveitar
o fluxo de turistas para captar clientes.
O público pode aproveitar essas ações para
garantir experiências diferenciadas. Com os bares e restaurantes qualificando
seu atendimento, os clientes passam a usufruir dessas melhorias e ainda podem apreciar
novas opções de pratos em estabelecimentos que se preparam para diversificar o
menu.
Segundo Thiago Rousseau, gerente
corporativo do Grupo Geppos, o aumento do fluxo de turistas traz um impacto
importante para as operações. “Com mais visitantes, os estabelecimentos podem
diversificar seus pratos, atraindo diferentes paladares e aumentando a
visibilidade” conta.
Ele afirma que, tanto para o Cabaña Del
Primo, de parrilla argentina, quanto para o Geppos Italiano, há um aumento na clientela
e uma potencialização das vendas. Ambos os restaurantes membros do grupo se
localizam em Fortaleza (CE), cidade fortemente turística.
“E os clientes ganham com a
profissionalização do setor. A necessidade de entregar boas experiências faz os
restaurantes buscarem excelência no atendimento, isso engrandece todo o
setor gastronômico”, explica.
O gestor do restaurante Cunhaú Show, na
Barra de Cunhaú (RN), reforça as vantagens desse movimento para os clientes.
Max Fonseca explica que os novos clientes e o crescimento da demanda levam à
modernização e evolução das empresas, que buscam melhorar a qualidade dos
serviços.
“A transformação impulsionada pelo
incremento do turismo faz com que o consumidor local também ganhe, porque o
aumento desse fluxo cria mais oportunidades de concorrência e os preços ficam
mais competitivos”, complementa.
Gastronomia em foco
Um dos vieses de atenção do Plano Nacional
de Turismo, é exatamente o fortalecimento do turismo gastronômico. Um fator que
impulsiona ainda mais essa tendência é a popularidade do Guia
Michelin, uma curadoria realizada por críticos especializados que
indicam quais restaurantes merecem a atenção do público.
De uma a três estrelas Michelin, o guia
indica, respectivamente, estabelecimentos que vale a pena conhecer, que merecem
um desvio na rota de uma viagem e aqueles que podem levar a um roteiro próprio,
apenas para serem apreciados pelo público.
Para os brasileiros que passam a visitar
outras regiões em busca de novas experiências, explorar sabores que tenham esse
“selo” pode ser uma boa opção. O status que acompanha as estrelas Michelin é
baseado na alta qualidade da experiência oferecida pelo restaurante, evidente
até mesmo nos detalhes.
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