A busca por um estilo de vida mais saudável envolve uma série de escolhas, incluindo opções alimentares mais conscientes. Nesse contexto, surge a Veguxi, uma empresa que, com o apoio do Programa Inova Amazônia por meio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima), apresenta em Boa Vista um cardápio diversificado de opções veganas que alia saúde e sustentabilidade.
A ideia é do casal de empreendedores Renata Uchôa e Gabriel Pinheiro, que viram no Inova uma oportunidade para abrir, receber mentorias e fortalecer o próprio negócio. Renata conta que o incentivo financeiro do programa foi importante para o start que a Veguxi precisava para se consolidar.
“A partir do momento que você está começando um empreendimento, principalmente como o nosso, que é voltado para a comida vegana, não se tem muitos clientes e nem muita entrada financeira voltada para a empresa. Então ter esse acompanhamento ajudou a gente a pensar melhor o projeto, a criar o cardápio, a ter ideias melhores. A gente teve a oportunidade de montar uma estratégia voltada para vendas de produtos veganos, e assim nós conseguimos agregar mais pessoas e vender mais comida vegana.”
A participação nas feiras de negócios promovidos em parceria com o Sebrae foram essenciais para melhorar as estratégias de vendas dos produtos. “A partir das feiras, nossos clientes e nossas opções no cardápio aumentaram. Começamos a ter mais de 20 opções e os clientes descobriram o vatapá, yakissoba e a feijoada vegana”, conta Renata.
Além da venda de comida vegana na loja física, a Veguxi também trabalha com a linha de congelados a pronta entrega, como explica Gabriel. “Aqui na Veguxi a gente tem a nossa linha de congelados como hambúrguer, vatapá, escondidinho, para facilitar a vida de veganos e vegetarianos. De forma mais prática eles podem preparar suas refeições em casa, a gente tem um grande problema da falta de opções em Boa Vista, então a gente vem com essa possibilidade para oferecer uma refeição mais saudável”.
As dietas veganas e vegetarianas são ricas em frutas, verduras, grãos, legumes, nozes e sementes, oferecendo uma ampla variedade de nutrientes essenciais. No entanto, o preparo adequado dos alimentos é fundamental para garantir que a dieta seja nutricionalmente equilibrada. Gabriel, que é responsável pelo cardápio, explica que prestar atenção na combinação e no preparo dos alimentos é essencial para garantir uma nutrição equilibrada.
“A gente tem produtos à base de soja e de proteínas. Tentamos diversificar o mix de proteína vegetal para contrapor uma dieta mais saudável e rica em nutrientes”, finaliza.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Thaminne Dinelli
FOTOGRAFIA: Isabella Fernandes
0 comments:
Postar um comentário