Por Lucas Machado- Abrasel
Sobremesas como brevidade, marta rocha e
maria-mole estão cada vez mais raras, mas trazê-las de volta ao cardápio pode
ser uma estratégia atrativa para bares e restaurantes
Com o Dia da Sobremesa, comemorado em 09 de
outubro, surge a oportunidade de refletir sobre os doces tradicionais
brasileiros que vêm se tornando difíceis de encontrar nos menus de bares e
restaurantes. Receitas como brevidade, torta marta rocha e maria-mole, que
costumavam ser muito presentes nas mesas de família e nos balcões de
confeitarias, estão cada vez mais esquecidas em meio à modernização do setor.
O resgate dessas iguarias pode ser uma
forma de conquistar o público que busca experiências mais autênticas e
diferenciadas. Para a confeiteira Carole Crema, essa é uma excelente
estratégia. Dona da doceria que leva seu nome, localizada no Jardim Paulista,
ela foi jurada por dez anos do programa Que Seja Doce, no canal GNT, e atualmente
ocupa este posto no Bake Off Brasil, no SBT.
"Eu sou a prova viva de que resgatar a
tradição dos doces gostosos, simples e brasileiros é sempre um sucesso. Eu fiz
isso com o bolo de coco gelado, chamado de 'toalha felpuda', que estava
esquecido nos cadernos das avós e hoje é o meu produto mais vendido"
afirma.
São diversas possibilidades de sobremesas.
A brevidade, por exemplo, é um bolinho leve feito à base de polvilho e ovos,
caracterizado por sua textura aerada e macia. Este doce simples - porém saboroso
- remete a uma confeitaria mais tradicional, se mostrando uma excelente opção
para ser reapresentada de forma criativa.
Da mesma forma, a torta marta mocha (que
deve o nome à primeira Miss Brasil, Martha Rocha), conhecida por sua mistura de
camadas de massa de pão de ló, creme de ovos e nozes, carrega uma história rica
e um sabor sofisticado, capaz de encantar tanto pela tradição quanto pela
versatilidade.
Outro exemplo é a maria-mole, uma espécie
de marshmallow brasileiro que perdeu espaço nas vitrines das
confeitarias. Sua textura leve e doce continua sendo um prazer nostálgico,
ideal para recriações modernas.
"Precisamos valorizar e entender que
existe esse movimento de retorno à simplicidade, às raízes. São ingredientes
incríveis em combinações super bem-feitas, mas o produto em si é muito
simples" explica Carole.
Para empreendedores do setor de alimentação
fora do lar, resgatar essas sobremesas e inseri-las no cardápio pode ser uma
maneira de se destacar da concorrência, atraindo tanto consumidores que buscam
reviver memórias afetivas, quanto novos clientes interessados em experimentar
sabores diferentes.
Além disso, há maneiras de adaptar a
apresentação destas receitas tradicionais para atender às tendências
contemporâneas de consumo, como versões veganas ou com menos açúcar, ampliando
o público-alvo.
Trazer de volta essas sobremesas não é
apenas uma questão de nostalgia, mas também uma oportunidade de oferecer ao
cliente uma experiência única e memorável, que valoriza a história e a
diversidade da confeitaria brasileira.
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