Estiveram no Palácio da Alvorada durante a manhã a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, e Audo Faleiro, braço direito do assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim.
Tanto Amorim quanto o chanceler Mauro Vieira estão em agendas internacionais. Celso Amorim participa, na Rússia, da reunião dos altos representantes responsáveis pela segurança dos países do Brics.
Já Vieira está em trânsito, de Omã para a Arábia Saudita, onde assistirá a uma reunião com o Conselho de Cooperação do Golfo.
O Brasil acompanha os desdobramentos da crise na Venezuela e as últimas investidas de Nicolás Maduro para se perpetuar no poder. O presidente Lula foi informado sobre os últimos acontecimentos.
O governo brasileiro mantém o posicionamento divulgado no sábado (7) sobre a manutenção da custódia da Embaixada da Argentina em Caracas e a defesa dos interesses argentinos até que o governo Javier Milei indique outro Estado aceitável ao governo venezuelano para exercer as referidas funções.
Assembleia Geral da ONU
O presidente Lula participará do debate geral e nas reuniões de alto nível da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (AGNU), em Nova York, prevista para o período de 22 e 25 de setembro de 2022.
Tradicionalmente, é do presidente brasileiro quem faz o primeiro discurso na abertura do evento. Será a nona vez que Lula participará da reunião.
FONTE https://www.cnnbrasil.com.br/politica/apos-fuga-de-opositor-lula-convoca-reuniao-com-assessores-sobre-venezuela/
Edmundo González chega à Espanha para asilo político após deixar Venezuela
Diplomata aposentado foi adversário de Nicolás Maduro em eleição contestada pela comunidade internacional
A partir de agora terão início os procedimentos para o pedido de asilo, cuja resolução será favorável no interesse do compromisso da Espanha com os direitos políticos e a integridade física de todos os venezuelanos, especialmente dos líderes políticos.
A saída de González da Venezuela ocorre cinco dias depois de um tribunal ter ordenado a sua prisão sob acusações relacionadas com a publicação dos resultados eleitorais num website. González rejeitou repetidamente as acusações contra ele.
Momentos antes de a defesa de González confirmar que ele deixou a Venezuela, a vice-presidente executiva do país, Delcy Rodríguez, publicou uma mensagem no Instagram na qual dizia que o Governo lhe concedeu passagem segura para deixar o território “em prol da tranquilidade e da paz política em o país”
FONT https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/edmundo-gonzalez-chega-a-espanha-para-asilo-politico-apos-deixar-venezuela/
0 comments:
Postar um comentário