Foi celebrado o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, nesta sexta-feira, 27 de setembro, e a Pastoral dos Migrantes esteve presente, reafirmando o convite do Papa Francisco para "acolher, promover, proteger e incluir". Diversas organizações parceiras se uniram para proporcionar um dia de apoio e assistência a população de migrantes e refugiados em Boa Vista, Roraima.
O evento, que ocorreu das 8h às 12h e das 14h às 17h, foi marcado por uma série de serviços essenciais voltados para essa população migrante en geral. As expectativas de atender 250 pessoas foi superada e entre os atendimentos oferecidos estavam a regularização de documentação, auxílio na carteira de trabalho, elaboração de currículos, além de atendimento sociojurídico e até serviços de beleza como por exemplo ''Corte de cabelho''. Importantes diálogos sobre prevenção ao suicídio e tráfico de pessoas também foram realizados, conscientizando e orientando os presentes sobre questões críticas para a segurança e bem-estar das comunidades migrantes.
A Rede de Articulação dos Serviços aos Migrantes e Refugiados, composta por organizações como Cáritas, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), Pastoral dos Migrantes, Pastoral da Juventude, IMDH, Fe e alegría e outras instituições locais, desempenhou um papel crucial na organização e realização do evento. Para a Pastoral dos Migrantes, momentos como esses são fundamentais para fortalecer o apoio e promover a inclusão social daqueles que foram forçados a deixar seus lares em busca de uma vida melhor.
"Ficamos profundamente agradecidos por esses momentos de partilha e apoio, onde pudemos acolher nossos irmãos e irmãs, protegê-los e incluí-los em nossa sociedade", declarou Adriana Pitta, parte da Coordenação da Pastoral dos Migrantes, emocionada com o sucesso da ação.
A pastoral destacou ainda que essa acolhida reflete o compromisso cristão de caminhar com os migrantes, como enfatizado pelo Papa Francisco. A colaboração entre as organizações e a comunidade foi fundamental para o impacto positivo que a jornada teve na vida dos migrantes e refugiados.
Texto: Libia López
Jornalista-Fotógrafa
Assessoria de SPM
Fotos: Lelis Moya, Adriana Pitta, Irma Ines, Katherine Baquero
0 comments:
Postar um comentário