Por Guilherme Mazui, Marcela Cunha, g1 — Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta segunda-feira (16) o fato de o Brasil não ter conflitos com nenhum país e que "quer estar" com Venezuela, Argentina, China, Estados Unidos e "todo o mundo".
Ele deu as declarações durante cerimônia, no Itamaraty, de formatura de novos diplomatas formados pelo Instituto Rio Branco.
No pronunciamento, Lula defendeu a soberania brasileira e afirmou que o Brasil "não tem nada contra nenhum país".
"Não temos nada contra os Estados Unidos, mas somos soberanos. Não temos nada contra a China, mas somos soberanos. E o Brasil quer estar com a China, com a Índia, com os Estados Unidos, com a Venezuela, com a Argentina. O Brasil quer estar com todo mundo. Agora, de forma soberana, respeitável. Porque não aceitamos ser menor que ninguém", disse.
As relações entre Venezuela e Argentina atravessam um momento de grave crise. O governo de direita de Javier Milei afirma que o processo eleitoral venezuelano foi fraudado e que o presidente Nicolás Maduro é um ditador.
Em represália, o regime autoritário de Maduro expulsou os diplomatas argentinos de Caracas. Os interesses da Argentina na Venezuela, então, passaram a ser defendidos pela embaixada brasileira.
Lula, por sua vez, já disse mais de uma vez que o Brasil não reconhece a vitória de Nicolás Maduro nas eleições de julho. O petista também afirmou não endossar a ideia de que a oposição venezuelana foi a vencedora do pleito e cobra a divulgação das atas eleitorais.
0 Comentários