Celebrado no dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é um marco na luta pelo respeito e pela sensibilização. Como parte do projeto Ouvidoria para Pessoas com Deficiência, a Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou uma roda de conversa com alunos e alunas da Escola Estadual Penha Brasil na sexta-feira, 20 de setembro.
Vera Lúcia Sábio, servidora do TJRR e integrante da Ouvidoria-Geral de Justiça, que é cega, expressou sua satisfação em abordar a importância da data, a empatia e a compreensão de que deficiência é uma característica, não uma doença.
"A pessoa com deficiência é apenas diferente, nem melhor nem pior. O que vocês muitas vezes fazem com os olhos, eu faço com minhas mãos. Eu leio, ouço, estudo. Tenho os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, graças à acessibilidade!"
O projeto da Ouvidoria já atendeu um total de 210 pessoas. Nesta ação, 64 estudantes participaram e refletiram sobre a importância de conceitos como igualdade, equidade e respeito para promover a acessibilidade e a inclusão social.
A gestora da escola, Eleene Trindade, elogiou a iniciativa, destacando que essa temática deve ser debatida em todos os espaços e reforçando que a inclusão já é uma prática na Escola Penha Brasil.
"Os temas abordados fazem parte do nosso cotidiano, e nosso objetivo é trabalhar com os alunos para sensibilizá-los e, assim, contribuir para a erradicação de qualquer tipo de discriminação."
A estudante Maria Betti comentou como foi positivo participar da discussão, destacando a importância de a Ouvidoria ter escolhido os jovens como público-alvo para tratar desses temas.
"Gostei muito da palestra. Aprendi coisas novas e agora posso compartilhar com outras pessoas, com minha família e amigos, sobre a importância de simplesmente respeitar as pessoas com deficiência."
fonte
|
0 comments:
Postar um comentário