Entre os dias 23 e 25 de agosto, a Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima realizou um importante encontro no interior do estado, reunindo lideranças de diversas localidades, como Rorainópolis, Nova Colina, São Luís, São João da Baliza e Caroebe. O evento contou com a participação de lideranças locais, além de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o professor Joel Valerio, presidente do Instituto CONVIVA.
Durante o encontro, foram discutidos os objetivos fundamentais da Pastoral dos Migrantes: estar presente junto aos migrantes e sensibilizar a sociedade para as suas necessidades. "A importância dessa viagem vai além das visitas. Escutamos diversas famílias, ouvimos suas vulnerabilidades e necessidades urgentes, principalmente em áreas de saúde e regularização migratória", destacou Irmã Terezinha Santin, Coordenadora da Pastoral dos Migrantes.
As rodas de conversa e as visitas às famílias migrantes foram essenciais para identificar problemas recorrentes, como falta de proteção, dificuldades de acesso à saúde e barreiras para regularizar a documentação. A partir desse levantamento, foi traçada uma agenda de atendimentos para os meses de setembro e outubro, visando proporcionar suporte nessas áreas críticas.
O encontro foi uma oportunidade de fortalecer a rede de apoio às comunidades migrantes e destacar o compromisso da Pastoral com a dignidade e os direitos dessas pessoas. A Pastoral agradece a colaboração dos agentes de pastorais que ajudam desde os diferentes municipios do interior na área da regularização migratoria.
Libia López
Jornalista e fotografa
Assessoria SPM spmrrcomunica@gmail.com
Créditos das fotos: SPM
0 comments:
Postar um comentário