Até a próxima sexta-feira, dia 30, mais de 70 escolas em Roraima estarão envolvidas em uma avaliação em larga escala, promovida pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com a Seed (Secretaria Estadual de Educação) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
A iniciativa faz parte de um pacto nacional voltado à recomposição das aprendizagens no Ensino Fundamental. As provas, iniciadas no dia 12 deste mês, estão sendo realizadas em todo o Brasil, marcando a primeira grande avaliação desde 2022.
Em Roraima, cerca de 26 mil alunos, sendo 23 mil apenas em Boa Vista, estão realizando quatro provas: duas de Língua Portuguesa (leitura e escrita), além de Ciências da Natureza e Matemática.
A analista educacional da Divisão de Ensino Fundamental da Seed e responsável pela aplicação das provas em Roraima, Gilvânia Barbosa, destacou que a avaliação visa identificar os alunos que apresentam defasagem de aprendizagem. “Queremos identificar quais são os alunos em defasagem para, posteriormente, trabalharmos na recomposição com estratégias mais assertivas. Nosso foco agora é garantir que as escolas inscritas concluam a avaliação até o dia 30”, afirmou.
Segundo Gilvânia, o processo envolve a participação ativa dos professores, que lançam os gabaritos no sistema. “Todos os alunos recebem as provas e participam. Quando o resultado estiver disponível, será feita uma análise detalhada das habilidades dos alunos e do desempenho dos professores”, explicou.
Segundo ciclo de avaliações será em outubro
As escolas se organizaram para garantir que as provas sejam aplicadas por turma, e um segundo ciclo de avaliações está previsto para outubro, como parte do programa do MEC para a recomposição das aprendizagens do 6º ao 9º ano.
Além disso, o programa “Escola das Adolescências” também integra essa avaliação contínua. Os resultados preliminares do Caed serão divulgados durante um seminário de educação, que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, em Brasília (DF).
O Caed/UFJF é uma instituição de referência na avaliação educacional em larga escala, na formação de gestores da educação pública e no desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar, contribuindo para a produção de medidas de desempenho e análise dos fatores relacionados à aprendizagem dos estudantes.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Élissan Paula Rodrigues
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed
0 comments:
Postar um comentário