Popular posts

Brasil vai receber os mais de 400 imigrantes que estão no Aeroporto de Guarulhos

 




Mais de 6 mil solicitaram refúgio no país este ano, mas poucos dão andamento ao pedido.

Os mais de 400 imigrantes que estão no aeroporto internacional de Guarulhos, sem visto de entrada no Brasil, serão acolhidos e poderão solicitar refúgio no país ou tentar imigrar para outros países. A informação foi dada pelo secretário nacional de Justiça, Jean Uema, à rádio CBN.


Nesta quarta-feira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, a partir de segunda-feira (26), o passageiro em trânsito que chegar ao Brasil sem visto e que tenha como destino final outro país terá que seguir viagem ou retornar ao local de origem. Segundo relatório da Polícia Federal, muitos que chegam ao aeroporto de Guarulhos são vítimas de quadrilhas de tráfico de pessoas e desembarcam no Brasil para cruzar a fronteira e seguir rumo a Estados Unidos e Canadá.


O Brasil recebeu 6.329 pedidos de refúgio até o dia 21 de agosto, mas apenas 117 pessoas buscaram pelo registro migratório, documento necessário para quem quer de fato permanecer no país como refugiado. Outros 262 imigrantes buscaram obter CPF.


A maioria dos imigrantes compra passagem para outro país, com escala no Brasil, e não segue para o destino final, pedindo refúgio quando chega ao aeroporto de Guarulhos. O Ministério Público Federal recomenda que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal garantam o direito de acesso ao território brasileiro de maneira rápida e simplificada, de forma a não violar o direito de refúgio. Eles defenfem que o migrante é vítima e não pode ser penalizado ou culpado.


Até quarta-feira 481 pessoas permaneciam na área restrita de trânsito internacional do aeroporto. O Ministério da Justiça montou uma força-tarefa para agilizar a liberação. As autoridades afirmam que as empresas aéreas devem fornecer condições de higiene e alimentação. A concessionária GRU Airport se comprometeu a buscar alternativas para aumentar a oferta de banhos aos imigrantes.


Cidadãos de cerca de 30 países precisam de visto para entrar no Brasil, entre eles estão Afeganistão, China, Cuba, Egito, Taiwan, Cabo verde e Zimbábue. Este ano o país também passou a exigir visto para Austrália, Canadá e Estados Unidos.


No primeiro semestre desde ano, venezuelanos lideraram a lista dos pedidos de refúgio no Brasil, com 12.367 solicitações. Em segundo lugar ficaram os cubanos, com 7.140 pedidos. Cuba está na lista de países cujos cidadãos precisam de visto para entrar no Brasil.


Os indianos, que começaram a chegar a partir de março passado em maior número, somam 1.122. Chineses, que também precisam de visto, somam 235.

fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/08/22/brasil-vai-receber-os-mais-de-400-imigrantes-que-estao-no-aeroporto-de-guarulhos.ghtml

Sobre Libia López

Jornalismo-Repórter News working in Brasil.Jornalista e Fotógrafa comprometida em narrar histórias autênticas e impactantes, contribuindo para o diálogo cultural e social em contextos diversos. Agradecemos publicamente aos parceiros que contribuem na divulgação das matérias deste sitio. https://libialopezcomunica.webnode.page/ l.

0 comments:

Postar um comentário