Capacitação gratuita ocorre nesta quinta-feira (27), das 14h às 18h, no auditório do órgão
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) está com inscrições abertas para o curso “Gerenciamento de Crise”, voltado aos profissionais do órgão, pais e familiares de pessoas com autismo e todos os que tiverem interesse em aprender sobre o tema. Ministrado pela facilitadora Geisa Camila Tavares, há 30 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/
Pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem entrar em crise disruptiva de forma inesperada, explicou Tavares. Conforme ela, é importante que, quem esteja à sua volta, saiba como gerenciar um possível conflito.
“Serão tecidas técnicas de intervenção humanizada durante uma crise, a fim de garantir a segurança da pessoa que passa por isso, bem como a das que estão ao seu redor”, destaca, informando que não há exigência de nenhuma formação prévia para fazer o curso.
A oficina ainda trabalhará estratégias para o processo de identificação, obtenção e aplicação dos recursos necessários à antecipação, prevenção e resolução.
“Esse conhecimento vai agregar novas ferramentas ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais do Teamarr, pois treina o profissional para entender o ciclo da crise, reconhecer sinais de alerta para o início dela, bem como estratégias de prevenção e de desaceleração”, disse.
A presidente do Programa de Atendimento Comunitário do Poder Legislativo, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), acredita que o curso será uma espécie de ferramenta para humanizar o atendimento de pessoas autistas.
“Além de reconhecer os sinais que antecipam uma crise, também vai ensinar a desaceleração dela uma vez instalada, e qual será a melhor forma, o melhor manejo de fazer isso. Além da nossa equipe do Teamarr, para que eles possam estar cada vez mais capacitados, estamos estendendo esse curso a profissionais da área da saúde e educação, e aos pais e familiares. A profissional que está à frente desse trabalho tem capacitação de qualidade na área, e está preparada para repassar essa segurança, tanto para as famílias quanto para quem faz atendimento, e, em especial, para o autista, pois a crise é um momento de sofrimento para ele e a gente precisa dar esse cuidado para essas pessoas”, expressou.
A facilitadora do evento é certificada pela Professional Crisis Management Association (PCMA), associação pioneira em treinamentos de gerenciamento de crises nos Estados Unidos, que vem treinando praticantes no Brasil desde o ano passado. Com direito à certificação de 4 horas, a capacitação gratuita ocorre nesta quinta-feira (27), das 14h às 18h, no auditório do órgão, localizado na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco.
Por Suzanne Oliveira
Fotos: Marley Lima | Nonato Sousa
SupCom ALE-RR
25.06.2024
0 comments:
Postar um comentário